terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Macarrão e massa ( dicas )





De acordo com cozinheiros experientes, para obter o máximo sabor das receitas, deve-se respeitar as características de cada massa. Mesmo a de melhor qualidade pode dar um péssimo resultado se o molho escolhido não for adequado a ela. Outro cuidado: evitar trocar o tipo recomendado por outro disponível em casa. “Substituir a massa de um prato é como fazer uma releitura dele, por isso nunca fica igual”, diz Letícia Sofia, do restaurante paulistano Il Fornaio d’Italia. Prepare-se, a diversidade é grande – há mais de 500 tipos de macarrão nas prateleiras do supermercado. A boa notícia é que são classificados pela composição e agrupados em quatro famílias. Veja também o molho certo para cada uma delas.

Tipos de massa
De grano duro

A farinha é feita de uma parte do trigo chamada trigo durum (não empapa), misturada a água. Com alto teor de glúten (proteínas) e nutrientes, é originária do sul da Itália, mas também é produzida no norte.


Com ovos

Preparada com farinha de trigo comum, ovos e água, surgiu como uma alternativa em lugares onde não havia a farinha de grano duro. Quando vendida fresca, é pesada e sensível ao cozimento. É mais calórica.


De sêmola

Produzida com um tipo especial de farinha de trigo, de granulação maior, é acrescida de vitaminas, minerais, colorantes e, às vezes, de ovos.


Fresca

No Brasil, inicialmente era feita de farinha comum, ovos e água. Hoje, alguns tipos são produzidos artesanalmente, em rotisserias, com farinha especial importada. Nos supermercados, as recheadas, longas e para rechear (mais comuns) ficam no balcão refrigerado.


Integral

De farinha de trigo integral tem mais fibras e coloração bege-escuro. É indicada em geral para dietas que restringem o consumo das massas tradicionais.


Com sabor e cor

Além de farinha, água e ovos, essa massa leva ingredientes como espinafre, beterraba, tomate, tinta de lula ou açafrão.




Nenhum comentário: