domingo, 16 de janeiro de 2011

Abajur cone com pé



material:




Bambu de 79 cm com 2,5cm de diâmetro
- Bambu de 0,5cm com 15 cm de comprimento
- Bambu 9 cm de com 4 cm de diâmetro
- 1 argola de bambu de 4 cm diâmetro e 1,5cm de largura
- vareta de bambu de 7cm e 4 mm de diâmetro
- Quadrado de madeira de 15x15 cm
- Quadrado de TNT marrom de 15x15cm
- Fita plástica
- Barbante marrom
- Peça de cerâmica ou miçanga
- Parafuso com porca de 4 cm com 1/8 de diâmetro
- Arame
- Soquete
- 1,70 m de fio elétrico paralelo 1,0
- Plugue macho
- Pêra- liga\desliga
- Furadeira
- Arco de serra
- Broca de 2 mm e 4 mm
- Broca chata 25 mm
- Chave de fenda
- Alicate de bico
- Trena
- Caneta retro projetor
- Agulha de tapeceiro
- Tesoura
- Cola branca
- Fita isolante
- Barra de ferro de 50 cm

Modo de Fazer:

Marcar e serrar o bambu de 2,5 cm em duas partes, uma com 55 e outra de 24 cm, sendo que nesta cortar uma das pontas a 60°, fazendo um bico. Marcar o de 55 com 5 – 7,5 cm. Com o arco de serra cortar o bambu até a metade do diâmetro nos pontos marcados, sendo estes cortes paralelos entre si e inclinados em relação à base do bambu (isto vai determinar o grau de inclinação do braço da luminária). Com a faca forçar o bambu no corte até levantar a tampinha. Marcar sete cm na parte de 24 cm e apoiar este ponto no encaixe do bambu de 55. Marcar os dois pontos no pedaço de 24 cm e com o arco serrar até a metade do diâmetro do bambu. Forçar com a faca até levantar a tampinha. Com o auxilio de uma barra de ferro romper os nós do bambu e passar o fio elétrico pelas duas partes. Encaixar a parte rebaixada do bambu de 24 cm na parte rebaixada do bambu de 55. Fixar este encaixe com a fita plástica.
Marcar os bambus de 0,5 cm com 1 e 14 cm, furar com a broca de 2mm, preparar aproximadamente 50 varetas. Cortar uma parte de arame com 35 e outra com 50 cm e fazer uma argolinha em uma das pontas. Encaixar uma ponta da vareta de 15 cm no arame de 35. Encaixar a outra ponta no arame de 55 cm seguida de uma peça de cerâmica. Repetir o procedimento com 45 varetas (esta quantidade vai variar um pouco conforme o diâmetro dos bambus). Passar as pontas dos arames pelos furos da primeira vareta encaixada e fazer uma argolinha em cada uma para fixar.
Partir o bambu de 4 cm com a faca fazendo 2 plaquetas de 1 cm de largura. Marcar com 4 e 5 cm. Com a serra cortar até a metade da espessura do bambu. Com a faca forçar em um dos cortes levantando parte da polpa do bambu formando um encaixe, repetir o processo na outra plaqueta. Encaixar as peças e furar bem no centro do x com a broca de 4 mm, fixar com o parafuso com porca. Marcar as quatro pontas do x a 0,5cm da borda e furar com a broca de 4 mm. Encaixar este x no diâmetro menor do cone. Este deve ficar bem justo, se necessário aumentar ou diminuir a quantidade de varetas.
Cortar 95 cm de barbante e fixar uma ponta no arame do circulo menor do cone. Costurar o arame fixando o x pelas quatro pontas.
Com a faca forçar a argola de bambu, retirando 1/3 do diâmetro desta (aproximadamente), formado um u. Marcar este a 0,5 cm das bordas e no centro, furar os três pontos com a broca de 4 mm.
Passar o parafuso de 1/8 pelo soquete, pelo x e pelo furo do centro deste u.
Fazer um furo de 4 mm a um cm da ponta do braço da haste da peça e com a vareta de 7 cm de bambu fixar o u.
Furar o centro do quadrado de madeira com a broca chata e fixar o pé da luminária neste. Para melhor acomodar o fio elétrico fazer uma canaleta na parte inferior do quadrado e colar um pedaço de TNT marrom para fechar a base.
Colocar o plugue e a pêra.
Usar a cola branca para fixar o pé, reforçar a fita plástica e o barbante utilizado no x.

Márcia Mangiavacchi - artesã

Nenhum comentário: