domingo, 7 de setembro de 2008

Aprenda o jeito correto de eleminar a sujeira dos estofados para mantê-los sempre novos.

  • O correto é aspirá-los com frequência, para não deixar acumular pó.
  • Os tecidos não impermeabilizados merecem atenção especial. Se for derramado algum líquido, deve haver remoção imediata, para evitar que a espuma sob o tecido fique impregnada e cause manchas futuramente.
  • Já o sofá de courino deve ser limpo com pano úmido e sabão neutro. Evite aplicar produtos químicos, pois podem ressecar e estragar o material.
  • Para manchas em geral, aspire muito bem sobre a mancha e tente a remoção com espuma e pincel de barbear, fazendo uma espuma bem abundante e, depois, removendo com um pano branco.

Para outras manchas específica:

Chocolate Quente: absorva a maior parte do líquido com papael-toalha, depois passe detergente biodegradável. Retire com uma esponja umedecida em água limpa.

Creme de Leite: trate de imediato, já que essa substância pode azedar, desprendendo um cheiro desafradável quando absorvida. exugue o líquido com uma esponja umedecida em água morna e seque com papel-toalha. Se persistir, use removedor de manchas em spray.

Esmalte: use lenços de papel para retirada o máximo que puder. Depois de testar em uma área escondida, aplique removedor de esmalte não oleoso com um pano branco.

Geléias/Conservas: Remova com uma colher o excesso, passe esponja com água morna e sabão neutro. Tome cuidado para não encharcar o estofado. Polvilhe com borato de sódio as marcas persistentes e espere 15 minutos. Cuidado: o boratosó pode ser aplicado sobre superfícies secas.

Goma de Mascar: Não é fácil remover chiclete macio ou endurecido de um estofado, mas experimente um removedor de manchas.

Graxa de Sapato: Recolha com uma colher o máximo de graxa possível e borrife a área com álcool, depois com xampu para carpete.

Iogurte: Retire o excesso com água morna e seque com papel-toalha. Quando estiner seco, aplique removedor de manchas em spray.

Nenhum comentário: