quinta-feira, 12 de abril de 2012

Petit gateau de chocolate


Ingredientes

  • 175 g de chocolate meio amargo picado
  • 125 g de manteiga sem sal
  • 3 ovos
  • 3 gemas
  • 2/3 xícara (chá) de açúcar
  • 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha


Modo de preparo

  1. Unte forminhas de 7 cm de largura, com formato de copo, com manteiga e farinha de trigo e leve para a geladeira. Faça um banho maria. Coloque a manteiga e o chocolate numa travessa e leve ao banho maria para derreter; caso prefira, derreta no microondas em potência média, mexendo a cada 30 segundos para evitar queimar o chocolate. Em uma batedeira, bata com o globo os ovos, as gemas e o açúcar até que dobrem de tamanho e tenha uma mistura fofa e esbranquiçada. Remova a mistura de ovos da batedeira e com o auxílio de uma espátula adicione lentamente o chocolate derretido com a manteiga.

    Coloque a farinha numa peneira e, enquanto você peneira a farinha dentro da mistura de ovos, misture delicadamente até que esteja completamente incorporada. Remova as forminhas da geladeira e coloque a massa do petit gateau. Cubra essas forminhas com filme plástico e leve o bolo para o congelador por pelo menos 4 horas. Na hora de assar, deixe o forno pré-aquecido a 170º e prepare uma assadeira com água fria.Retire o petit gateau cru do freezer com 5 a 10 minutos de antecedência.Leve ao forno por aproximadamente 8 a 12 minutos, dependendo do forno.

    Remova do forno e com um pano, coloque o petit gateau dentro da assadeira com água fria para interromper a cocção, isso garantirá que fique cremoso por dentro. Desenforme e sirva com uma calda ou sorvete de sua preferência.

  2. Combinações

    Calda de maracujá e sorvete de manga

    Calda de framboesa e sorvete de maracujá

    Calda de morango e sorvete de banana

    Calda de frutas vermelhas e sorvete de limão

Lucas Corazza - Chef de cozinha


Nenhum comentário: