sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Massa Filo (receita e manuseio)

  • Filo é uma massa delicada que deve ser manuseada com cuidado. Apesar disso, é fácil de usar para tortas e massas recheadas.
  • Trabalhe rapidamente e cubra as folhas que não estiverem sendo usadas para evitar que sequem, pois pode ficar difícil o manuseio caso elas endureçam.
  • Use azeite ou óleo de nozes para polvilhar a filo antes de assar massas salgadas. Use um óleo leve ou manteiga para massas doces.
  • Para aqueles que fazem dieta, pincele a massa com clara de ovo em vez de óleo. Ela ficará crocante depois de assada.
  • Pincele tortinhas de filo com manteiga e asse em travessa para dourar no forno de microondas em potência alta, até que fique crocante. Vire as tortinhas de lado durante o cozimento.
  • Use massa filo para fazer os famosos "Rolinhos Primavera". Sele com clara de ovo e frite em óleo quente por 2 a 3 minutos.

- Cestinha de massa filo com patê de ovos e bacon

300 gr de massa filo
30gr de manteiga sem sal derretida
5 ovos cozidos picados
100 gr bacon
30 gr de salsinha
100 gr de requeijao de bisnaga ( catupiry)

Modo de Fazer:

Corte em quadrado a massa filo, derreta a mateiga e passe sobre um quadrado, colocando outro em cima logo em seguida, coloque em forminha pequenas de empada e leve ao forno para assar até ficar com uma cor dourada.
Doure o bacon em uma panela e adicione os ovos, a salsinha e o requeijão. Depois é so colocar uma colher de cha em cada cestinha.

Nenhum comentário: