sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Devagar e Sempre

Da busca por mais equilíbrio surgiu o movimento Slow, que propõe mudanças na rotina para você saborear a vida, um dia após o outro.

Responda rápido: quando foi a última vez que você ficou quinze minutos à toa, assim mesmo, sem fazer absolutamente nada? Para quem é refém do corre-corre da vida moderna dar-se essa folga soa absurdo. Mas o que para uns é desperdício de tempo, para outros é uma providencial pausa que permite desfrutar a vida conscientemente e com mais calma. Os "outros", nesse caso, são adeptos de um movimento mundial iniciado em 1986, na Itália, em oposição à cultura da pressa e à mania do fast food-daí a designação Slow Food. "Apesar do que o nome quer dizer (slow, em inglês, significa devagar), não fazemos tudo a passo de tartaruga.

A proposta é executar as tarefas na velocidade certa: às vezes depressa, outras, lentamente". "Em outras palavras, ser slow significa tomar o tempo em suas mãos, e não ser arrastada por ele", completa.

Da Mesa para o Mundo

O que nasceu como um protesto em nome do comer e do beber com prazer acabou inspirando ONGs que defendem a filosofia Slow em outros setores da vida - no trabalho, no trânsito, no lazer - e hoje estão presentes nos cinco continentes.

O principal motor dessa corrente são as mudanças de comportamento daqueles que percebem que dá para viver mais e melhor fazendo as coisas de modo lento e equilibrado. O que não quer dizer que essa é uma sociedade de alienados.

O problema é que a velocidade se transformou em um estilo de vida. Estamos realizando tudo como uma flecha, e isso faz mal à saúde. "Reservar um tempo para o ócio e o lazer é fundamental, a fim de rendermos mais naquilo a que nos dedicamos".

Seja Slow no Dia-a-dia

É possível adotar certos hábitos e sair ganhando em saúde, disposição e qualidade de vida. Acompanhe:

Alimentação - Com a cultura da pressa estamos perdendo o prazer de degustar a comida, dizem alguns adeptos do Slow Food, que já tem ramificações em cem países e mais de 80 mil membros. A proposta: um retorno à tradição de selecionar os ingredientes, combiná-los e apreciá-los, de preferência entre pessoas queridas.

Lazer - O descanso é sagrado e geralmente desfrutado em contato com a natureza, longe da modernidade que gera o estresse. Dedicar-se a atividades que acalmam, como jardinagem, pintura ou caminhada, também é positivo. Entre a televisão e a leitura, os seguidores do Slow não hesitam em mergulhar num bom livro.

Mente - Cada vez mais gente está descobrindo a meditação como um instrumento para combater a tensão e devolver a paz interior. Quem pratica garante que, com o tempo, acaba realizando atividades corriqueiras, como escovar os dentes ou subir escadas, com prazer e consciência. Muda também a maneira de se enxergar e sentir as coisas em volta. Do tom de azul do céu ao cheiro da grama molhada, dizem tudo fica intenso.

Trabalho - Há saídas para aplicar a filosofia Slow no escritório. "Quinze minutos fazendo nada já bastam, e não comprometem a produtividade de ninguém". Ao contrário, é nessas paradas que surgem as idéias mais criativas e soluções para os dilemas cotidianos e profissionais.

Corpo - Aderir a um exercício leve, como ioga, lian gong ou tai chi chuan, é fundamental para desacelerar. Cada postura realizada é um instante para desenvolver a atenção e a concentração, aquietar a mente e ainda fortalecer o corpo. Com isso, aprimoramos a capacidade de fazer uma coisa de cada vez, sem antecipar o estresse por conta daquilo que só vai acontecer daqui a pouco.

Nenhum comentário: