quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Alimentação para um Coração Saudável


Você pode diminuir suas chances de ter uma doença cardíaca ao escolher os alimentos com cuidado. A fim de ter uma alimentação para um coração saudável, coma:


menos gordura
menos sódio
menos calorias
mais fibras alimentares
Coma menos gordura

Algumas gorduras têm mais chances de causar doenças cardíacas. Essas gorduras são geralmente encontradas em alimentos de origem animal, como carne, leite, queijo e manteiga. Elas também são encontradas alimentos com óleos de côco e de palma.

Coma menos desses alimentos:

Coma menos sódio - Comer menos sódio ajuda a diminuir a pressão alta em algumas pessoas. Isso pode diminuir o risco de doença cardíaca.

Sódio é algo que precisamos em nossa dieta, porém a maioria de nós ingere muitas quantidades. Muito do sódio que comemos vem do sal, que adicionamos à nossa comida na mesa ou que as empresas alimentícias colocam em seus produtos. Então, evite adicionar sal à comida na mesa.

Coma menos calorias - Quando comemos mais calorias do que precisamos, engordamos. Estar acima do peso pode causar doença cardíaca. Quando comemos menos calorias do que precisamos, emagrecemos.

Coma mais fibras - Comer fibras de frutas, vegetais e grãos pode ajudar a diminuir as chances de doença cardíaca.

Dicas de alimentação para um coração saudável


Coma uma dieta com pouca gordura saturada, especialmente gordura animal e óleos de coco e palma.
Adicione à sua dieta alimentos que são ricos em gordura mono-insaturada, como óleo de oliva, óleo da canola e frutos do mar.
Coma alimentos que contém gorduras poliinsaturadas encontradas em vegetais e frutos do mar. Óleos de girassol e de milho são ricos em gordura poliinsaturada.
Escolha uma dieta moderada em sal e sódio.
Mantenha ou melhore o seu peso.
Coma bastante grãos, frutas e vegetais.
Alimentando-se desta forma não significa que você tem que gastar mais dinheiro com comida. Você ainda pode comer muitos alimentos que custam o mesmo ou menos do que os que estão comendo.

Dicas para emagrecer

Coma porções menores.
Evite repetir o prato.
Coma menos gordura ao evitar frituras, sobremesas gordurosas e doces de chocolate. Comidas com muita gordura têm muitas calorias.
Coma mais frutas e vegetais.
Coma alimentos com poucas calorias, como saladas.
Outras medidas para manter seu coração saudável


Leia os rótulos dos alimentos. O rótulo do alimento pode ajudá-lo a comer mais fibras e menos calorias, gorduras e sódio.
Peça ao seu médico checar seus níveis de colesterol. Isso é feito através de um exame de sangue que mostrará a quantidade de colesterol com um número. Menos de 200 é bom. O exame também mostrará a quantidade de colesterol "bom" e "ruim". Seu médico pode lhe dizer o que esses números significam.
Caso o seu colesterol esteja elevado, seu médico pode sugerir mudanças na dieta, exercícios físicos ou medicamentos.
Atividade física regular pode ajudá-lo a manter seu peso e níveis de colesterol baixos.

Nenhum comentário: