sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Torta Caprese (doce)


Ingredientes

400 g de castanha de caju triturado
250 g de açúcar
6 ovos
250 g de manteiga (derretida em banho-maria)
250 g de chocolate meio amargo triturado
2 colheres (sopa) de licor de limão

Calda de Chocolate
50 g de chocolate meio amargo
50g de creme de leite
Cobertura

açúcar Glacê

Decoração
castanhas de caju
chocolate meio amargo em pedaços

Modo de preparo

Separe as gemas da clara. Bata as gemas com açúcar um pouco por vez. Depois de misturados, com a batedeira inda ligada coloque o licor. Junte à mistura de gemas as castanhas, o chocolate, a manteiga derretida e fria e mexa. Por ultimo junte as claras e mexa até virar uma massa homogênea. Coloque em uma forma redonda untada com manteiga e papel manteiga. Deixe no forno pré-aquecido, em temperatura de 150º, e assar por uma hora. Após assar deixe esfriar para retirar da forma. Pode ser servido frio ou morno com uma calda de chocolate.

Vincenzo Vessicchio (Vêziquio) – (Chef de cozinha)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O que fazer com a linhaça?

No último post eu mostrei algumas características interessantes da Linhaça. Acontece que a semente de linhaça precisa ser moída (no liquidificador ou no moedor de café). Como é muito pequena e sua casca é espessa, fica difícil rompê-la durante a mastigação e aproveitar seus nutrientes.


A dose diária varia. O ideal é consultar um médico ou nutricionista. Nas receitas que mostrarei, usa-se apenas uma colher de sopa.


Não há segredo para preparar farinha da linhaça. Bata-a em um liquidificador por alguns minutos. Não há necessidade que ela vire pó. A linhaça moída pode ser guardada na geladeira em um vidro limpo e seco bem fechado e deve ser consumida em mais ou menos uma semana. Eu apenas preparo o que for consumir na hora de ser utilizada, para manter sempre fresquinha.

O que fazer com a linhaça?
Eis algumas dicas do que fazer com a linhaça. Eu dou preferência à dourada, que tem mais omega 3 e omega 6. Você pode substituir o café ou o jantar por uma dessas bebidas, mas NÃO MORRA DE FOME! se for fazer uma dieta, consulte um médico ou nutricionista.

1. Linhaça com Mamão
- 1 copo (200 ml) de leite de soja light
- 1/2 mamão papaya
- 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
- às vezes eu adoço com mel, quando o mamão não está tão doce.

2. Linhaça com laranja e morangos
- Suco de 2 laranjas espremidas
- 4 morangos
- 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
- se quiser, colque um pouco de mel.

3. Linhaça com abacate
- 1/4 de abacate
- 1/2 copo de leite de soja light
- 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
- 2 colheres de mel (ou o adoçante que você preferir)

4. Linhaça com iogurte e ameixas
- 3 ameixas sem caroço
- 1/2 pote de iogurte natural sem açúcar
- 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada



5. Linhaça com iogurte e banana
- 1 banana pequena
- 1/2 pote de iogurte natural sem açúcar
- 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada
- uma lasquinha (1 cm) de gengibre

Como preparar:
Bata tudo junto no liquidificador, no momento em que for consumir, para não perder os nutrientes. Lembre-se de preparar a faninha de linhaça e, depois, acrescentar os outros ingredientes para quebrar o maior número de sementes possível.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Linhaça - A farinha que tira a gordura


É incrível como uma semente pequenina pode trazer tantas vantagens para a saúde!

A linhaça, alimento originário do Egito, quando ingerida em forma de farinha, controla o colesterol, regula o intestino e elimina a gordura do corpo. Seu efeito emagrecedor foi cientificamente comprovado em pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro - tanto que conquistou famosas como Alinne Moraes e Fiaria Alessandra.

A partir de hoje, vou mostrar os benefícios deste alimento. Em outra oportunidade, ensinarei como preparar bebidas (vitaminas! nada de álcool) à base de linhaça que ajudam a emagrecer com saúde.


Os poderes da semente

Você pode encontrar dois tipos de linhaça: dourada e marrom. A dourada tem mais ômega 3 e ômega 6, além de maior efeito antioxidante. Qualquer uma delas trará 13 benefícios importantíssimos.

1 Reduz o peso
Este alimento é excelente para emagrecer, pois elimina o colesterol deforma rápida. Além disso, controla a fome que aparece fora de hora, graças às fibras que tem. A linhaça tem cinco vezes mais fibras que a aveia.

2 Regula o intestino
A linhaça é o alimento que contém mais fibras na natureza: em 100 g há cerca de 33 g de fibra! Por isso, ela tem grande poder de deixar o intestino funcionando regularmente.

3 Controla o diabetes
Por causa da fibra lignana da linhaça, que diminui a absorção de açúcar

4 Ameniza a TPM
A fibra lignana também possui fitoestrógeno, substância capaz de regular os hormônios femininos. Ao diminuir a variação hormonal, a semente, consequentemente, ameniza os sintomas da TPM e da menopausa.

5 Dá mais energia
Assim como a castanha-do-pará, a linhaça tem ácidos graxos que são eficientes fornecedores de energia.

6 Cuida do coração
É uma das poucas fontes não animal de ômega 3, tipo de gordura que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

7 Seca gordura
O ômega 3 ainda tem papel importante no emagrecimento por ser anti-inflamatório: A gordura é um processo inflamatório, e o consumo de ômega 3 favorece sua perda

8 Ajuda a evitar a anemia
Ela tem um tipo de polissacarídeo que limpa o intestino e melhora a absorção da vitamina C dos alimentos. Essa vitamina tem papel importante na absorção de ferro, que combate a anemia.

9 Fortalece o organismo
Quem come linhaça protege o sistema imunológico de doenças graças à presença de bioflavonóides.

10 Tira o inchaço
Ao melhorar o funcionamento do intestino através das fibras, reduz a retenção de líquido e elimina as toxinas do organismo.

11 Pode combater diversos tipos de câncer
Essa propriedade de linhaça é responsabilidade da fibra lignana: ela pode ajudar a parar a produção de células cancerosas, reduzindo riscos de câncer de mama, cólon e próstata.

13 Rejuvenesce
A alta concentração de ômega 3, ômega 6 e ômega 9 exerce essa função. Eles combatem os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento. A presença de vitamina E também ajuda a manter pele e cabelos lindos.

12 Controla sistema nervoso
Isso acontece devido à presença de ômega 3, antioxidante que atua na constituição do sistema nervoso, tornando a células mais flexíveis e acalmando as reações inflamatórias.