segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Linhaça - A farinha que tira a gordura


É incrível como uma semente pequenina pode trazer tantas vantagens para a saúde!

A linhaça, alimento originário do Egito, quando ingerida em forma de farinha, controla o colesterol, regula o intestino e elimina a gordura do corpo. Seu efeito emagrecedor foi cientificamente comprovado em pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro - tanto que conquistou famosas como Alinne Moraes e Fiaria Alessandra.

A partir de hoje, vou mostrar os benefícios deste alimento. Em outra oportunidade, ensinarei como preparar bebidas (vitaminas! nada de álcool) à base de linhaça que ajudam a emagrecer com saúde.


Os poderes da semente

Você pode encontrar dois tipos de linhaça: dourada e marrom. A dourada tem mais ômega 3 e ômega 6, além de maior efeito antioxidante. Qualquer uma delas trará 13 benefícios importantíssimos.

1 Reduz o peso
Este alimento é excelente para emagrecer, pois elimina o colesterol deforma rápida. Além disso, controla a fome que aparece fora de hora, graças às fibras que tem. A linhaça tem cinco vezes mais fibras que a aveia.

2 Regula o intestino
A linhaça é o alimento que contém mais fibras na natureza: em 100 g há cerca de 33 g de fibra! Por isso, ela tem grande poder de deixar o intestino funcionando regularmente.

3 Controla o diabetes
Por causa da fibra lignana da linhaça, que diminui a absorção de açúcar

4 Ameniza a TPM
A fibra lignana também possui fitoestrógeno, substância capaz de regular os hormônios femininos. Ao diminuir a variação hormonal, a semente, consequentemente, ameniza os sintomas da TPM e da menopausa.

5 Dá mais energia
Assim como a castanha-do-pará, a linhaça tem ácidos graxos que são eficientes fornecedores de energia.

6 Cuida do coração
É uma das poucas fontes não animal de ômega 3, tipo de gordura que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

7 Seca gordura
O ômega 3 ainda tem papel importante no emagrecimento por ser anti-inflamatório: A gordura é um processo inflamatório, e o consumo de ômega 3 favorece sua perda

8 Ajuda a evitar a anemia
Ela tem um tipo de polissacarídeo que limpa o intestino e melhora a absorção da vitamina C dos alimentos. Essa vitamina tem papel importante na absorção de ferro, que combate a anemia.

9 Fortalece o organismo
Quem come linhaça protege o sistema imunológico de doenças graças à presença de bioflavonóides.

10 Tira o inchaço
Ao melhorar o funcionamento do intestino através das fibras, reduz a retenção de líquido e elimina as toxinas do organismo.

11 Pode combater diversos tipos de câncer
Essa propriedade de linhaça é responsabilidade da fibra lignana: ela pode ajudar a parar a produção de células cancerosas, reduzindo riscos de câncer de mama, cólon e próstata.

13 Rejuvenesce
A alta concentração de ômega 3, ômega 6 e ômega 9 exerce essa função. Eles combatem os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento. A presença de vitamina E também ajuda a manter pele e cabelos lindos.

12 Controla sistema nervoso
Isso acontece devido à presença de ômega 3, antioxidante que atua na constituição do sistema nervoso, tornando a células mais flexíveis e acalmando as reações inflamatórias.

Nenhum comentário: