terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Conservas, geleias, compotas, mel e xarope


  • Se o mel cristalizar, derreta-o segurando o pote sobre uma tigela com água quente por 5 minutos. Depois gire o pote algumas vezes até o mel ficar líquido e claro.
  • Para medir mel e xarope de milho, use uma colher de metal que foi mergulhada em água quente, para não grudar.
  • Escolha tipos de mel misturados para cozinhar, pois eles têm sabor mais forte. O sabor delicado do mel de flores é destruído pelo calor durante o cozimento.
  • Mel e xaropes contêm 20% de água, portanto reduza o conteúdo de líquido das receitas ao usá-los no lugar do açúcar.
  • Para saber o ponto certo da geleia: quando a mistura estiver engrossando, ponha um pouco em um prato e deixe esfriar. Incline o prato e, se a mistura não escorrer, estará pronta.

    Quando a geleia ou a compota: ficar muito líquida, leve a mistura de volta ao fogo e adicione uma colher (chá) de gelatina branca, sem sabor, dissolvida em água quente. Se, ao contrário, a mistura açucarar, leve ao fogo novamente com um pouco de suco de limão e mexa até que volte ao normal.

    Prefira panelas de cobre (o inox escurece o doce), mas lembre-se de passar limão e sal antes de lavá-las para tirar o azinhavre que se forma com o decorrer do tempo.


    Ao passar o doce para o vidro, deixe apenas 1 cm livre para não haver proliferação de bactérias. Limpe a borda e feche. É o suficiente para seu doce durar 15 dias na geladeira, sem perder a cor e o sabor. Esterilize colheres, vidros e tampas fervendo-os em água com pedaços de limão por dez minutos. Outra opção é deixá-los de boca para baixo sobre a grade do forno e ligá-lo em temperatura baixa por dez minutos. Deixe que esfriem no próprio forno sobre um tecido grosso - para evitar que estourem.

    Se quiser armazenar os doces, por até um ano fora da geladeira, esterilize novamente os vidros depois de fechados. Envolva-os em panos (assim não haverá risco de baterem uns nos outros), cubra-os com água e ferva-os por 45 minutos.

    Reaproveite apenas uma vez as embalagens de geleia industrializada, pois a tampa que acompanha o vidro possui uma cola que sai com a fervura.

    Conservas, geleias e compotas estragadas dão os seguintes sinais: vidro com tampa estufada, vazamentos, mudança de cor, formação de espuma, alteração na consistência, mofo, cheiro ruim e o líquido espirra ao se abrir o vidro.


Nenhum comentário: