sexta-feira, 26 de março de 2010

Festas e Jantares

  1. Arrumando a Mesa
  • Para cada pessoa, os instrumentos básicos que devem compor a mesa incluem dois pratos: um fundo - no caso de servir sopa - e um raso; garfo, faca e colher e talheres de sobremesa; guardanapo; copos para água e vinho (ou cerveja).
  • Como complemento, deve-se ter ainda um ou dois jogos de sal e pimenta.
  • Paliteiros não são aconselháveis à mesa. Os dentes devem ser limpos com fio dental, que deve estar disponível no banheiro ou lavabo.
2. Decorando a Mesa
  • Bom senso deve prevalecer na decoração. Portanto, nada de arranjos muito grandes colocados no centro da mesa, pois podem vir a atrapalhar o campo de visão das pessoas e, conseqüentemente, a conversação.
  • Pode-se optar por arranjos de flores ou cestas de frutas. Se a escolha recair sobre castiçais, o ideal é usá-los acessos em pares no centro da mesa. Nesse caso, luzes que incidem diretamente sobre a mesa devem ser apagadas.
3. Jogo Americano
  • Não se indica esse tipo de arrumação para cerimônias formais.
  • Pode substituir a toalha de mesa e, para conseguir um efeito mais bonito, as estampas podem estar de acordo com os pratos a serem servidos.
  • O material também deve estar de acordo com o cardápio a ser servido. Se for uma refeição um pouco mais formal, opte por cambraia, renda ou linho. Palha, algodão ou sintéticos compõem uma mesa mais informal.
  • Se houver espaço na mesa, coloque os copos sobre o jogo americano. Caso contrário, eles podem ficar na mesa mesmo.
4. Ordem do cardápio

Há uma ordem a seguir ao se elaborar o cardápio de um almoço ou jantar, ainda que não sejam servidos todos os alimentos relacionados. O mais comum é servir entrada, o prato principal que pode ser carne branca ou vermelha com guarnição e salada, sobremesa e queijos ou frutas. Nos menus mais requintados é servido o sorbet, um sorvete muito leve, de fruta cítrica com pouco açúcar, conhecido como tira-gosto. O sorbet serve para tirar o gosto do prato anterior, preparando o paladar para o seguinte:

  1. Entrada ou hors d'oeuvre
  2. Sopa
  3. Peixe ou Ave
  4. Carne com guarnição
  5. Salada
  6. Queijos
  7. Sobremesa
  8. Frutas
5. Recepcionando Convidados
  • O anfitrião é quem faz o convite para que os convidados se dirijam à mesa; ele deve sentar-se junto com os convidados, sem levantar-se durante a refeição.
  • O anfitrião só se serve depois de todos os convidados servidos. Não se serve café à mesa. Logo após o jantar, o anfitrião convida a todos para cafezinho e licores fora do ambiente do jantar.
6. Apresentação da Comida

O cuidado com a apresentação da comida para uma mesa de bufê é no sentido de mostrar o melhor doa alimentos. Se estiver servindo um grande número de convidados, reponha os pratos de servir e tire os copos vazios regularmente para deixar a mesa sempre bonita.

Travessas largas

  • Sanduíche - Corte sanduíches em quartos, e coloque-os com os cantos para cima para mostrar o recheio.
  • Montando uma salada - Em vez de colocar a salada em uma tigela, arranje os ingredientes em uma travessa redonda colorida. Se desejar, despeje o molho antes de servir.

Pirâmide de frutas - Corte a polpa de um abacaxi, deixando o miolo e as folhas. Fixe-o em um suporte para bolo. Ponha gelo ao redor e depois arrume as frutas.

*Idéia Luminosa - Suporte para bolo - Se você não tem um para colocar na mesa de bufê, use um prato grande ou uma travessa redonda. Coloque sobre uma tigelinha emborcada. Verifique se o prato está no centro. Prenda-o com uma fita dupla face.

7. Garrafas para bebidas

As bebidas como uísque, vodca e vinho devem ser servidas nas suas próprias embalagens. As garrafas de cristal são pouco práticas, muito pesadas e podem ser utilizadas atualmente como objetos decorativos.


8. Servindo cerveja no jantar

A bebida normalmente servida em jantares é vinho. Mas quando os anfitriões sabem que um convidado prefere cerveja, tomam a precaução de deixar os copos apropriados para a bebida numa bandeja sobre o aparador ou sobre a mesinha auxiliar. Ao servir o vinho, o dono da casa - é ele quem providencia as bebidas - pergunta quem prefere cerveja e substitui o copo. Se uma copeira estiver servindo, é ela quem coloca o copo de cerveja no lugar do de vinho. Caso não haja na casa o copo especial para cerveja, usa-se um para água mesmo, dos mais altos.

Nenhum comentário: