sexta-feira, 26 de março de 2010

Festas e Jantares

  1. Arrumando a Mesa
  • Para cada pessoa, os instrumentos básicos que devem compor a mesa incluem dois pratos: um fundo - no caso de servir sopa - e um raso; garfo, faca e colher e talheres de sobremesa; guardanapo; copos para água e vinho (ou cerveja).
  • Como complemento, deve-se ter ainda um ou dois jogos de sal e pimenta.
  • Paliteiros não são aconselháveis à mesa. Os dentes devem ser limpos com fio dental, que deve estar disponível no banheiro ou lavabo.
2. Decorando a Mesa
  • Bom senso deve prevalecer na decoração. Portanto, nada de arranjos muito grandes colocados no centro da mesa, pois podem vir a atrapalhar o campo de visão das pessoas e, conseqüentemente, a conversação.
  • Pode-se optar por arranjos de flores ou cestas de frutas. Se a escolha recair sobre castiçais, o ideal é usá-los acessos em pares no centro da mesa. Nesse caso, luzes que incidem diretamente sobre a mesa devem ser apagadas.
3. Jogo Americano
  • Não se indica esse tipo de arrumação para cerimônias formais.
  • Pode substituir a toalha de mesa e, para conseguir um efeito mais bonito, as estampas podem estar de acordo com os pratos a serem servidos.
  • O material também deve estar de acordo com o cardápio a ser servido. Se for uma refeição um pouco mais formal, opte por cambraia, renda ou linho. Palha, algodão ou sintéticos compõem uma mesa mais informal.
  • Se houver espaço na mesa, coloque os copos sobre o jogo americano. Caso contrário, eles podem ficar na mesa mesmo.
4. Ordem do cardápio

Há uma ordem a seguir ao se elaborar o cardápio de um almoço ou jantar, ainda que não sejam servidos todos os alimentos relacionados. O mais comum é servir entrada, o prato principal que pode ser carne branca ou vermelha com guarnição e salada, sobremesa e queijos ou frutas. Nos menus mais requintados é servido o sorbet, um sorvete muito leve, de fruta cítrica com pouco açúcar, conhecido como tira-gosto. O sorbet serve para tirar o gosto do prato anterior, preparando o paladar para o seguinte:

  1. Entrada ou hors d'oeuvre
  2. Sopa
  3. Peixe ou Ave
  4. Carne com guarnição
  5. Salada
  6. Queijos
  7. Sobremesa
  8. Frutas
5. Recepcionando Convidados
  • O anfitrião é quem faz o convite para que os convidados se dirijam à mesa; ele deve sentar-se junto com os convidados, sem levantar-se durante a refeição.
  • O anfitrião só se serve depois de todos os convidados servidos. Não se serve café à mesa. Logo após o jantar, o anfitrião convida a todos para cafezinho e licores fora do ambiente do jantar.
6. Apresentação da Comida

O cuidado com a apresentação da comida para uma mesa de bufê é no sentido de mostrar o melhor doa alimentos. Se estiver servindo um grande número de convidados, reponha os pratos de servir e tire os copos vazios regularmente para deixar a mesa sempre bonita.

Travessas largas

  • Sanduíche - Corte sanduíches em quartos, e coloque-os com os cantos para cima para mostrar o recheio.
  • Montando uma salada - Em vez de colocar a salada em uma tigela, arranje os ingredientes em uma travessa redonda colorida. Se desejar, despeje o molho antes de servir.

Pirâmide de frutas - Corte a polpa de um abacaxi, deixando o miolo e as folhas. Fixe-o em um suporte para bolo. Ponha gelo ao redor e depois arrume as frutas.

*Idéia Luminosa - Suporte para bolo - Se você não tem um para colocar na mesa de bufê, use um prato grande ou uma travessa redonda. Coloque sobre uma tigelinha emborcada. Verifique se o prato está no centro. Prenda-o com uma fita dupla face.

7. Garrafas para bebidas

As bebidas como uísque, vodca e vinho devem ser servidas nas suas próprias embalagens. As garrafas de cristal são pouco práticas, muito pesadas e podem ser utilizadas atualmente como objetos decorativos.


8. Servindo cerveja no jantar

A bebida normalmente servida em jantares é vinho. Mas quando os anfitriões sabem que um convidado prefere cerveja, tomam a precaução de deixar os copos apropriados para a bebida numa bandeja sobre o aparador ou sobre a mesinha auxiliar. Ao servir o vinho, o dono da casa - é ele quem providencia as bebidas - pergunta quem prefere cerveja e substitui o copo. Se uma copeira estiver servindo, é ela quem coloca o copo de cerveja no lugar do de vinho. Caso não haja na casa o copo especial para cerveja, usa-se um para água mesmo, dos mais altos.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Como montar Uma Mesa sem Gafe

Agradar aos olhos é despertar o apetite. Pôr a mesa não é uma arte que deva ficar reservada somente para os dias de festa. A mesa, na maioria dos lares, é o único lugar em que todos estão juntos, e onde há um certo tempo para conversar, trocar idéias.

Portanto não podemos nos descuidar do modo como apresentamos os pratos, bem como da forma como eles são servidos. São estas coisas que conferem um toque de beleza, requinte e prazer à arte de comer.

Para entender quanto à organização do uso dos talheres, dos copos e pratos, o primeiro passo é conhecer sua correta colocação à mesa.

  • Toalha

Deve estar impecavelmente limpa e engomada, Se a louça for colorida, a toalha deve ser lisa e louça branca pode usar toalha estampada.

  • O Arranjo

O importante é usar a criatividade. Pode-se optar por um arranjo central ou fazer pequenos arranjos delicados, um para cada convidado. Eles não devem prejudicar a conversação e a comunicação visual entre os comensais. Pode-se, ainda, colocar um par de castiçais no centro ou nas laterais da mesa. Ou, ainda, um candelabro de 6 ou 8 velas.

  • Guardanapo

Os guardanapos foram conjunto com a toalha e são de tamanho maior para o jantar. Devem ser colocados à esquerda dos garfos ou sobre os pratos. Há várias formas de dobrá-los e ainda se pode optar por usar os portas-guardanapo.

  • O Sous-plat

Ou prato de sítio (prato de prata, cristal ou madeira): suporte para os demais pratos, ou seja, fica sob os pratos. É um prato maior que os demais, não se colocam alimentos nele e é retirado da mesa somente quando se vai servir a sobremesa. Se ele for usado, será colocado 3 dedos da borda da mesa. Não é obrigatório, mas contribui para maior satisfação.

  • Os Garfos

Sempre a esquerda do prato. Existem duas exceções: o garfo para ostras e para escargots que são colocados do lado direito. O garfo para ostras tem 3 dentes e o dos caracóis 2, pequeno e pontudo.

  • As Facas

Ficam a dois dedos da borda da mesa. São sempre colocadas do lado direito, a dois dedos do prato, com a lâmina de corte virada para dentro (em direção ao prato). Nunca colocamos mais de três facas à mesa; se for usar uma quarta faca, esta será colocada na hora de usá-la. Devemos colocar a faca na mesa mesmo quando servimos um prato para o qual não seja necessário usá-la.
Obs.: Todos os talheres serão colocados em ordem de uso do menu que será oferecido. Deve-se iniciar a utilizá-los de fora para dentro. São sempre colocados à mesa voltados para cima. Exceto quando o faqueiro tiver monograma ou brasão de família no verso; se houver, ficarão voltados para baixo.

  • As Colheres

São colocadas do lado direito e depois da faca, no caso de haver sopa ou consomé.

  • O Prato

Deve ficar bem ao centro do lugar destinado a cada pessoa e afastado 3 dedos da borda da mesa.

  • Prato Fundo

É sempre colocado sobre o prato raso.

  • Consomé

Serve-se da mesma forma que a sopa; a diferença, porém, está na louça. A taça de consomé é como uma xícara de duas alças e vem acompanhada de um pires.

  • Louça para Pão

Um pratinho à esquerda, próximo ao garfo. Cruzando sua borda superior, uma faquinha ou espátula para manteiga com a lâmina apontando para a esquerda se não houver manteigueira individual, se houver será colocada junto com ela.

  • Copo para Água

Deve ficar em frente ao prato, bem no centro.

  • Copos ou Taças para Vinho

À direita do copo para água.

  • Taça de Champanhe

No caso de servir champanhe num jantar, este deve vir com a sobremesa, e a taça deve estar à esquerda do copo para água. Se for servir champanhe durante todo o jantar, a arrumação será: no centro o copo para água (este é indispensável) e à direita, a taça para champanhe.

  • Pratos para Sobremesa

Os pratos de sobremesa são trazidos à mesa após todos terem terminado o prato principal.

  • Talheres de Sobremesa

Eles virão junto com o prato de sobremesa e serão colocados lateralmente e no sentido vertical, ou serão colocados no sentido horizontal entre o prato e os copos na seguinte ordem: colher e faca com os cabos voltados para a direita e o garfo com o cabo voltado para a esquerda.

  • A Lavanda

Conhecido com finger bowl pode ser de cristal, vidro, cerâmica ou metal, no formato de tigelinha. Sua função é permitir que você limpe os dedos, sem ter que se levantar da mesa, depois de saborear um prato utilizando as mãos (alcachofra, escargot, frango a passarinho, frutas). A lavanda é colocada sobre um pratinho pela esquerda. Logo que ela for colocada sobre seu prato de sobremesa, você deve retirá-la do prato, colocando-a sobre a mesa, também ao seu lado esquerdo. A água da lavanda pode ser fria ou morna. Pode-se acrescentar ao liquido algumas gotas ou uma fatia fina de limão, para ajudar a retirar a oleosidade que ficou nos dedos ao se comer um prato gorduroso. Pode-se, também, enfeitar a água da lavanda com uma pétala de rosa. Você deve mergulhar apenas as pontas dos dedos na água, por alguns segundos. Retire as mãos da lavanda, pegue o guardanapo que está no seu colo, ou o guardanapo que veio acompanhando a lavanda, enxugue delicadamente as mãos e recoloque o guardanapo sobre as pernas, ou, no segundo caso, deixe-o ao lado da lavanda.

  • Joguinhos de Saleiro e Pimenteira

Se for possível, coloque um diante de cada lugar, acima dos talheres de sobremesa. Não sendo, coloque um joguinho entre cada dois lugares. Se possuir apensa dois, coloque um em cada ponta da mesa. Eles são imprescindíveis para "corrigir" o tempero da comida oferecida, nunca os esqueça.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Aprenda a Fazer Dobraduras com Guardanapos



Vitória-régia
  • Dobre duas beiradas do guardanapo para o centro.
  • Dobre como sanfona no sentido do comprimento.
  • Amarre o centro com uma fita.
  • Abra as duas partes e ajeite a sanfona.



Chapéu de Bispo
  • Dobre o guardanapo ao meio diagonalmente formando um triângulo.
  • Dobre as pontas inferiores do triângulo para cima, unindo-as no centro.
  • Vire o guardanapo para baixo.
  • Dobre a ponta de baixo para cima.
  • Dobre as pontas laterais para baixo em leve diagonal.
  • Uma mesa bonita e bem decorada também é uma ótima maneira de desejar bom apetite.